12 maio 2006

A freakalhada alemã :)


Pois é meus caros, depois de mais de uma semana sem dar notícias (dias atarefadíssimos no lab!), cá estou de novo para desabafar um pouco das agruras da vida de emigrante. :-)
Desde o primeiro dia de bloguista que me tinha proposto falar do ambiente geral alemão. Não o senti só aqui, em Freiburg, mas também em Stuttgart, por isso penso que posso relativamente generalizá-lo. Há momentos em que sinto ter viajado no tempo: recuo directamente até aos anos 80, 70 e até 60... Isto acontece qd ando pelas ruas: mts hippies por aqui, daqueles que ainda são do tempo dos hippies! É curiosa a diferença que existe entre as pessoas. Depois de conhecer esta realidade, os portuguese parecem-me uns robozinhos, todos vestidos de igual, com a roupinha e os sapatos supostamente fashion, mesmo q sejam a coisa mais desconfortável q existe. Aqui, ninguém quer saber. Vê-se mts homens c a camisa abotoada ate acima (óbvio! Não têm pêlos no peito!! :-) e calça a meia canela, senhoras na casa dos 60 maquilhadíssimas com cores berrantes, muitos piercings, mtas rastas, mtas camisas de flanela aos quadrados, tipos com o aspecto metallica-1990, muitas mulheres de bigode (céus, MUITAS mesmo! E ainda gozam com as tugas!)... Apesar de lhes ter chamado freakalhada, há q salientar que eu gosto deste ambiente. Gosto da diferença, gosto das pessoas não se preocuparem tanto com a aparência (aqui não há elevadores com espelhos! :-). O facto de Freiburg ser uma cidade universitária contribui ainda mais para o ambiente multicultural e para as diferenças, para os contrastes.
Por outro lado, se numas coisas são super organizados, como burocracia por exemplo, noutras os alemães parecem tão simplórios! Os mercados na rua, as quintas que servem comida à la gardere, os açucareiros em cima das mesas! E pensar que os alemães pensam 2 e 3 x antes de passar férias em Portugal por questões de higiene?!...
Como sempre, o meu post vem acompanhado de uma foto ilustrativa: o mercado de Freiburg (todos os sábados), com a catedral ao lado e a floresta negra ao fundo, acompanhados de mutos turistas franceses e suiços.

2 comentários:

Anónimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»